PROJETO REDPAT
 

DESCRIÇÃO DO PROJETO

Este projeto permitiu informatizar e difundir o património cultural através do uso de ferramentas integradas nas TIC.

Permitiu ainda promover a acessibilidade ao património cultural através da WEB, difundindo este património e as redes que o integram na internet.

Este projeto inclui várias ações tais como a digitalização de documentos, catálogos, inventários, análises e estudos sobre diferentes recursos do património cultural, ações de criação e difusão de publicações em suporte informático, e difusão destas atividades através de uma página de internet.

A área geográfica de intervenção deste projeto incide na Comunidade Autónoma de Castilla y León e na Região Centro de Portugal, sobretudo nos municípios que podem beneficiar destes projetos transfronteiriços, tendo em conta, contudo, que os bens inventariados e catalogados que se pretendem informatizar e catalogar encontram-se dispersos por todo o território.

A necessidade de valorizar e difundir este património cultural, torna-se necessária por dois aspetos essenciais:

Utilidade Social

A cultura é um instrumento básico de melhoria da nossa sociedade, mas além disso a valorização do património pressupõe uma garantia da sua preservação e da sua transmissão às gerações vindouras, principalmente pelo seu reconhecimento social e interesse das populações onde se localiza.

Utilidade Económica

A valorização do património constitui um forte impulso para o desenvolvimento socioeconómico do território transfronteiriço através do turismo cultural.

Objetivos

O objetivo principal deste projeto passou por promover a catalogação, consulta e difusão dos recursos, rotas e itinerários culturais do património, mediante o recurso a tecnologias modernas de informação e comunicação.

Até há bem pouco tempo era normal que os serviços que tutelam o património cultural fossem um grande depósito de documentação relacionada com os bens que formam esse património, não havendo a necessidade de normalizar essa quantidade de documentação através de ferramentas informáticas, e muito menos de disponibilizá-la de forma organizada aos cidadãos. É nestas questões que incide este projeto, ao pretender organizar informaticamente a documentação de todo o património, sejam bens arqueológicos, monumentos, bens imateriais, ou património etnológico, e além disso possibilitar, através de meios informáticos, o acesso a essa informação pelo público em geral.

 
feder logo REDPAT