PROJETO REDPAT
 

EXECUÇÃO FÍSICA

No âmbito deste projeto foram desenvolvidas várias ações:

1. Visita Interativa com Realidade Aumentada no Museu Francisco Tavares Proença Júnior e no Museu da Guarda, de forma a proporcionar aos visitantes uma visita diferente e inovadora convidando-os/as a entrar numa viagem interativa, de conteúdos multimédia e tridimensionais, através da tecnologia de realidade aumentada.

Pretende-se que o/a visitante, com o seu equipamento móvel, possa aceder a conteúdos exclusivos e totalmente interativos, criando uma experiência de visita atrativa e com uma forte componente pedagógica, que permitirá inovar a forma dos Museus comunicarem com os seus visitantes. Pretende-se ainda proporcionar experiências interativas na exposição, através da visualização de conteúdos multimédia com recurso à tecnologia de realidade aumentada na exposição de Arqueologia, à escala real 1:1, tridimensionais ou de conteúdos multimédia 2D (Imagem, Áudio e Vídeo), bastando apontar a câmara dos dispositivos móveis (Smartphone ou Tablet) para as sinaléticas identificadas nos objetos da exposição de arqueologia do Museu Francisco Tavares Proença Júnior e do Museu da Guarda.

2. Digitalização da coleção de bens documentais do Museu Francisco Tavares Proença Júnior e do Museu da Guarda, com o objetivo de preservação, disponibilização para investigação, possível publicação e utilização em exposições museológicas.

3. Digitalização e documentação de bens integrantes do Património etnológico e imaterial através da conversão dos filmes do MFTPJ - “O linho é um sonho”, “A Seda é um mistério”, para formato digital (DVD).

4. Edições digitais para a difusão do património cultural – Conversão de cinco livros em formato papel para formato digital.

5. Na vertente da comunicação, foi criada esta página Web , que permite divulgar todas as ações que foram desenvolvidas por este projeto e disponibilizar aos cidadãos em geral informação privilegiada sobre o património cultural da região ao mesmo tempo que se garante a sua salvaguarda e preservação.

 
feder logo REDPAT