PROJETO REDPAT
   

Filmes

O facto de o Museu de Francisco Tavares Proença Júnior se singularizar pelo relevo que dá às colchas de linho bordados a seda, e a necessidade de sublinhar, no discurso expositivo, os complexos processos da produção e transformação desses dois elementos básicos, combinado com o feliz acaso de beneficiar da cabal participação da Teresa Frade, que a despeito de viver hoje na cidade de Castelo Branco, conserva intacto o conhecimento secular aprendido na sua aldeia natal. Silvosa, do concelho de Oleiros, deu azo à identificação de dois filmes - O Linho é um Sonho e A Seda é um Mistério. - que preservam com o maior rigor o profundo saber que modelou esse corpus original da nossa atividade têxtil tradicional.

Estes dois filmes encontram-se disponíveis para venda, na Loja do Museu de Francisco Tavares Proença Júnior e ainda nas Lojas dos Museus dependentes da Direção Regional Cultura do Centro.
 

 

Este filme fixa todos os passos significativos desse fascinante percurso da produção e transformação do linho, segundo o modo tradicional praticado na Charneca beiroa, nomeadamente na aldeia de Silvosa.

 
 

Este filme, realizado no início do século XXI, devolve-nos de modo surpreendente aos tempos mais arcaicos das técnicas de sericultura em Portugal e representa uma contribuição essencial para o conhecimento dessa atividade.

 
   

LIVROS

A conversão destes cinco livros para formato digital, irá permitir o acesso aos mesmos através desta página.
- basta clicar sobre cada imagem para ver o interior -

capa do livro sobre o linho

É um livro que nos transporta pelas várias etapas da produção artesanal do linho, desde a sementeira até à tecelagem. É uma obra de estudo e recolha deste património etnológico da autoria de Benjamim Pereira, um dos etnólogos mais credenciados do nosso país, e que serviu de suporte à realização de um filme sobre a cultura do linho.

capa do livro sobre a seda

É um livro que nos relata a técnica da sericultura em Portugal. Da autoria de Benjamim Pereira, um dos etnólogos mais credenciados do nosso país, representa uma contribuição essencial para o conhecimento deste património etnológico e serviu de suporte à realização de um filme sobre a manufatura da seda.

capa do livro infantil

Roteiro juvenil do Museu da Guarda, destinado à descoberta do Museu pelo público mais jovem. Trata-se de uma viagem pela história e pelas coleções do Museu da Guarda, protagonizada por dois irmãos gémeos, o Aventuras e o Espelhito, que num domingo ensolarado decidem fazer uma “viagem ao passado”.

   

Catálogo (em português)

Catalog (in English)
 

Trata-se de um catálogo com a apresentação da exposição permanente do Museu Francisco Tavares Proença Júnior, ilustrada com imagens de algumas peças que integram essa exposição, bem como com textos explicativos das mesmas.

 
 

This catalog is a presentation of the Francisco Tavares Proença Júnior Museum’s permanent collection, illustrated with images of the exhibition as well with written information.

 
   
feder logo REDPAT